Arquibaldo diz que não gosta de teorias da conspiração e incomoda-se quando falam sobre "terra plana" ou "astronautas antigas", mas a comparação é inevitável.
Arquibaldo, você acredita que os dinossauros não foram extintos?
— Não exatamente, minha cara. Primeiramente, veja você que eles conhecidamente não foram extintos: as aves são dinossauros. Segundamente, os outros dinossauros, alvo de sua pergunta, podem ou não ter sido extintos, porém não posso eu afirmar de uma forma ou de outra.
Mas, Arquibaldo, aquele asteroide que caiu há 66 milhões de anos não matou os dinossauros todos?
— É o que eles querem que você acredite! É uma história conveninte que inventaram como parte da trajetória egocêntrica da nossa espécie.
Como assim, Arquibaldo? O que aconteceu 66 milhões de anos atrás?
— Explicarei, minha cara. Há quase 50 anos atrás os cientistas sabiam de duas coisas: que há cerca de 66 milhões de anos uma fina camada de irídio havia sido depositada sobre a superfície da terra, e que há cerca de 66 milhões de anos os dinossauros (exceto as aves) foram extintos. Uma coincidência grande demais para ser ignorada.
De onde veio a camada de irídio, Arquibaldo?
— Este é o xis da questão. A teoria conveninte é a de que o irídio foi depositado em consequência da queda de um asteroide rico em irídio. Logo, o asteroide causou a extinção dos dinossauros.
O que há, Sr. Arquibaldo, de conveniente nesta teoria?
— Ela preserva o nosso ego. É claro que nós somos a primeira espécie inteligente a vagar sobre a Terra. Já deixamos para trás a ideia tola de que somos o centro do universo, mas continuamos orgulhosos e convencidos: não consideramos a mera possibilidade de que não somos a primeira raça inteligente do planeta!
E qual seria a outra teoria, Arquibaldo, a da conspiração?
— Não há nada de conspiração! Conspiração é coisa de terra-planista. De qualquer modo, a teoria não é de que o irídio causou a extinção dos dinossauros, mas de que os dinossauros causaram o irídio!
Os dinossauros fizeram o que para espalhar irídio pelo planeta, Arquibaldo?
— Foram embora. Os dinossauros, nos últimos milhões de anos em que estavam no planeta, tornaram-se inteligentes através do processo de seleção natural. Por motivos que, admito, eu não conheço, decidiram abandonar o planeta. Ao partir em suas naves espaciais, deixaram para trás um subproduto, oriundo talvez do processo de construção do número gigantesco de naves para que todos pudessem sair, ou talvez seria uma emissão das naves ao decolarem e escaparem da gravidade terrestre.
Arquibaldo... mas que evidências você pode apresentar?
— Se os asteroides e meteores contêm irídio, por que não há várias camadas com irídio? Por que uma? Você acha que um grupo de animais tão diversificado, que já dominava o planeta há quase 200 milhões de anos, ia desaparecer assim? Eles foram embora, minha senhora. E mais: eles sabiam de algo que nós não sabemos, já que eles não apenas conseguiram ir embora — nós não conseguiríamos! — mas tinham um motivo para fazê-lo!
Arquibaldo, obrigado pela conversa. Gostaria de deixar uma mensagem final?
— Não acreditem em qualquer coisa! Busquem a verdade! Lembrem-se do quão narcisista é a raça humana!
2025-08-19